Filé de Merluza Empanado
filedepeixeempanado1200480-650×360

Peixes e Frutos do Mar

Filé de Merluza Empanado

Tempo de preparo: 30 minutos

Serve 2 porções

Ingredientes

  • 2 filés de merluza ou pescada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de 1 limão
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher (sopa) de Doriana com sal
  • 2 dentes de alho fatiados
  • 1 xícara (chá) de tomate-cereja
  • 3 polpas de maracujá
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de Maizena

Modo de Preparo

  1. Tempere o filé de merluza com sal, pimenta-do-reino e suco do limão. Deixe descansar no tempero por 30 minutos;
  2. Em um prato fundo, junte os ovos e mexa bem;
  3. Em outro prato, acrescente a farinha de rosca;
  4. Primeiro, passe o filé de peixe na farinha, depois na mistura com ovos, em seguida, passe no prato da farinha outra vez. Frite em óleo quente;
  5. Em outra panela, adicione a margarina Doriana e refogue o alho por 2 minutos ou até dourar. A seguir, adicione os tomates cereja e refogue ligeiramente. Retire da panela e reserve;
  6. Na mesma panela, coloque a polpa do maracujá, a água e a Maizena. Misture bem e deixe engrossar até o ponto desejado;
  7. Despeje a mistura e os tomates sobre o filé de merluza frito. Sirva em seguida.

Comida saudável: o filé de merluza traz inúmeros benefícios à saúde

A carne macia e o sabor intenso são as principais características da merluza, inclusive, este peixe sem espinha é uma excelente opção para o cardápio de quem deseja ter uma alimentação

Comida saudável: o filé de merluza traz inúmeros benefícios à saúde

A carne macia e o sabor intenso são as principais características da merluza, inclusive, este peixe sem espinha é uma excelente opção para o cardápio de quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Por ser fonte de cálcio, potássio e vitamina B, a merluza é benéfica para a saúde, pois contribui para o fortalecimento dos ossos e para o controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, além disso, melhora a memória.

Os melhores acompanhamentos para filé de merluza

Na culinária, este peixe magro pode ser preparado de diversos modos, seja frito, assado, cozido ou grelhado. Na hora de temperar, o filé de merluza combina com uma variedade de molhos, como molho branco ou vermelho, além do mais, você pode adicionar outros temperos, como alcaparras, pimentão, alecrim, manjericão, orégano e coentro, por exemplo.
O segredo para fazer um peixe sequinho é fritar no óleo bem quente, dessa forma, o filé de merluza fica mais crocante e saboroso.

Ao servir o peixe empanado, aposte em acompanhamentos que combinem com o seu sabor, como um delicioso Purê de Batata, um apetitoso Risoto de Alho-Poró ou um Arroz à Grega soltinho. Saladas e legumes também são bem-vindos. Certamente seu almoço vai ficar completo!
Na receita de hoje você aprendeu como fazer filé de merluza ao molho de maracujá. Se você gostou do prato do dia, então confira mais receitas com peixes em Doriana!

Receitas relacionadas

BOLINHO-DE-BACALHAU-4

Lanches

Bolinho de Bacalhau

image